Como o frio afeta a pele?

Como explica Immaculada Pedrera, farmacêutica e diretora do Centro Cosmecêutico : “O frio é um fator climático que pode afetar o DNA celular da pele, gerando uma maior fragilidade do cabelo que torna a pele mais opaca e menos escura. elástico. Afeta também a camada superficial (córnea), que perde a água que contém e, consequentemente, rachaduras e flocos. Além disso, atrasa o ciclo de renovação celular e aumenta a sensibilidade da pele, piorando a pele com rosácea, dermatite, etc. 

O vento e o aquecimento também aumentam a sensação de pele seca e irritada, que é sentida mais na área dos lábios, na lateral do nariz e nas mãos. Por esse motivo, Joaquín Pinar, responsável na Espanha pela empresa suíça de cosméticos Wherteimar , recomenda hidratar a pele muito bem, usando ” produtos com texturas ricas, calmantes, ativos, regeneradores, protetores e anti-inflamatórios “. E outra coisa importante! Lembre-se de que o filtro solar também é necessário no inverno, especialmente se você for às montanhas.

Decálogo para “aquecer a pele”

Tome nota das 10 dicas da Immaculada Canterla para proteger sua pele durante o inverno. Claro que você conhece a maioria delas, mas vale a pena atualizá-las e tê-las em mãos. Agora é nossa vez de colocá-las em prática.

1. Não se esqueça de usar protetor solar no inverno.
2. Use cosméticos formulados com os seguintes ativos para suas propriedades de reparo, proteção e regeneração: óleos vegetais naturais, vitaminas B3 e B5, teprenona e vitamina K2 .
3. Os hábitos alimentares e o estilo de vida também influenciam a condição da pele, por isso é importante uma ajuda nutricional micro com suplementos como óleo de prímula, zinco e ômega 3.
4. Beba entre 1,5 e 2 litros de líquido por dia.
5. O aquecimento não é benéfico para a pele. É por isso que é aconselhável usar umidificadores ambientais em casa.
6. É aconselhável tomar banhos quentes e curtos (não banhos) . Também é recomendado o uso de óleos de banho, sabonetes Syndet ou “sem sabão”.
7. Nos chuveiros, é melhor não usar esponjas ou esfregar a pele . E depois seque com toques (sem esfregar a pele) com toalhas de algodão.
8. É essencial usar o hidratante diariamente , após o banho, para evitar ressecamento (mesmo 2 vezes ao dia).
9. Depois de praticar esportes, é importante tomar banho rapidamente, para evitar que o suor resseca mais a pele.
10. Use tecidos que não irritem a pele ( algodão e / ou linho ) mais do que outros que possam irritá-la (lã e / ou poliéster).

Algumas sugestões

Para todo o corpo

Nossa primeira recomendação é Eucerin Lotion Urea Repair Plus 10% Urea , da Eucerin . Seus dois fatores hidratantes naturais, uréia e lactato, reparam e hidratam a pele extremamente seca, coceira e escamosa. Ao mesmo tempo, proporciona alívio imediato e hidratação intensa por 48 horas, mantendo a pele macia e suave.  (Você também o encontrará em um recipiente de 1000 ml.)

O Skin Food , da Weleda , é um tratamento SOS multiuso que nutre, repara, acalma e hidrata a pele. É formulado com plantas 100% naturais e BIO, como a calêndula. Além disso, possui propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Pode ser aplicado no rosto, corpo e também como protetor labial.

O Lipikar Stick AP + , da Roche Posay , é adequado para casos de extrema secura. É um stick anti-coceira, anti-irritação e anti-arranhões, adequado para peles sensíveis, peles com dermatite atópica e tendências alérgicas. É adequado para bebês, crianças e adultos. 

Específico para mãos e lábios

O Creme Energitzante SPF15 para manos de Wherteimar contém uma fórmula rica e não oleosa que é absorvida imediatamente para criar uma barreira protetora como uma luva. Atua contra a perda de umidade, recuperando a flexibilidade e a suavidade da pele. A Wherteimar é uma empresa de cosméticos naturais de luxo, que você encontrará em alguns centros especializados.

Para os lábios, recomendamos a nova linha ISDIN de Reparo labial , da ISDIN . Contém ácido hialurônico, que oferece ótima hidratação; vitamina E, com ação antioxidante; e manteiga de karité, que repara e nutre em profundidade. Está disponível em três formatos: Reparação labial em pote , Reparação labial em líquido  e Reparação labial em bastão.